segunda-feira, 23 de maio de 2011

Bandas de sucesso #Skank

Formado em 1991, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, o Skank, é tido até hoje, como um dos grupos mais queridos do Pop Rock Nacional. Conheça um pouco da história dessa banda que marcou época.


Como tudo começou...
A música sempre esteve presente na vida de Samuel Rosa, vocalista do Skank. Ainda nos anos 80, ele já tocava em uma banda de Reggae, a “Pouso Alto”. Datado de 1981, o grupo era composto por ele, Samuel, Henrique Portugal, Dinho (bateria) e Alexandre Mourão (baixo). Nesse período, é bom que se diga, a banda vivia basicamente de ensaios. Os anos se passam e somente uma década depois, em 1991, o grupo teria enfim, uma oportunidade de se apresentar em um espaço mais conhecido, a casa Aeroanta, na cidade de São Paulo.


Substituição
Como Dinho e Alexandre Mourão haviam deixado Belo Horizonte, cabia ao restante do grupo escolher novos integrantes para a banda. Dentro desse contexto, surgem os nomes de Lelo Zaneti, responsável pelo baixo, e Haroldo Ferreti pela bateria. Problema resolvido, e a primeira apresentação do “Pouso Alto” acontece no dia 05 de junho de 1991.


Mudança de nome


Após o término do primeiro do show, visto por cerca de 37 de pessoas, o grupo decide alterar seu nome para Skank. O nome era inspirado em uma das composições do cantor Bob Marley, “Easy Skanking”. Bob Marley, por sua vez, não era o único artista que acabaria influenciando a banda, nomes como Jimmy Cliff e Peter Tosh merecem destaque nessa fase.


Os primeiros álbuns
Datado de 1992, o primeiro álbum do grupo, intitulado “Skank”, seria lançado de forma independente no mercado. Desse trabalho, destacamos as músicas “Indignação”, disseminada durante o período de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, e “O Homem que sabia Demais”, uma das trilhas da novela “Olho no Olho”, da Rede Globo. Com o sucesso do trabalho, pouco tempo depois, a banda já assinava com uma grande gravadora, a Sony Music. Dois anos depois, o Skank entrava em estúdio para gravar seu segundo trabalho, “Calango”. Este álbum seria responsável por uma serie de hits, entre eles: “Te ver”, “É Proibido Fumar” e “Esmola”.


O Samba Poconé
Em 1996, é lançado o terceiro álbum de estúdio da Skank, “O Samba Poconé”. Com o sucesso do disco, a banda seria convidada a excursionar por diferentes países, como por exemplo: Argentina, Chile, Estados Unidos, Suiça, Portugal, França e Alemanha. Foi nessa fase, aliás, que os hits “Garota Nacional” e “É uma Partida de Futebol” alcançariam enorme projeção.


Siderado
Lançado em julho de 1998, o álbum "Siderado", revela uma nova faceta do Skank, com músicas mais elaboradas, e arranjos diferenciados. Deste trabalho destacamos as músicas “Resposta”, “Mandrake e os Cubanos” e “Saideira”.


Curiosidades
 Em 1996, a música “Garota Nacional”, chegou a liderar a chamada “Hit Parade” na Espanha. Um ano depois, a Sony Music lançaria a compilação “Soundtrack For a Century”, adicionando o hit do Skank entre as músicas de destaque.
- Nesse mesmo período, durante o VMB (Vídeo Music Brasil), da MTV, a banda seria agraciada com o troféu de “Escolha de Audiência” pelos vídeos de “Garota Nacional” e “É uma partida de Futebol”.
- A FIFA, entidade máxima do futebol internacional, incluiria “É uma Partida de Futebol” no disco oficial da Copa do Mundo de 1998.
- Na verdade, a música “Resposta”, famosa na voz do Skank, é uma composição do cantor Nando Reis.
- No ano 2000, a banda lançaria o álbum “Maquinarama”, com os sucessos “Três Rios”, “Balada do Amor Inabalável” e “Canção Noturna”.
- Em 2001, atendendo a um convite da MTV Brasil, o grupo lançaria seu primeiro trabalho ao vivo. O álbum, gravado na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, daria origem a um DVD.

Discografia


Skank - 1993 (250.000 cópias)- disco de ouro

Calango - 1994 (1.220.000 cópias)- disco de diamante


O Samba Poconé - 1996 (1.810.000 cópias)- disco de diamante


Siderado - 1998 (810.000 cópias)


Maquinarama – 2000 (310.000 cópias) disco de platina

MTV Ao vivo em Ouro Preto (2001) – 620.000 cópias

Cosmotron (2003) – 210.000 cópias

Radiola (2004) – 270.000 cópias

Carrossel (2006) – 220.000 cópias

Estandarte (2008) – 90.000 cópias



Bônus Minilua


É isso ai amigos, esse foi só o primeiro post da série. Sugestões para os próximos, deixem nos comentários ou enviem para disconoplural@live.com. = )

Um comentário: